Sei que muitos vão começar a ler este artigo e pensar: “A relação é o ganho de peso. Como direitinho, tenho uma refeição equilibrada e estou ganhando peso por conta do meu hipotireoidismo”. Isso é um mito!

O hipotireoidismo, mesmo estando fora do controle, não leva ninguém à obesidade. A pessoa pode ganhar um pouco de peso, mas de maneira leve, não passando de dois a três quilos, e acontece devido ao acúmulo de líquido no tecido celular subcutâneo. Mas se diminuir a quantidade de alimentos ingeridos e praticar atividade física com gasto calórico, seu ganho de peso não ultrapassará os quilinhos mencionados.

Realmente, a tireoide é importante para todo o nosso organismo. Quando os hormônios são produzidos em excesso, temos o hipertireoidismo; quando há quantidade insuficiente de hormônios produzidos por essa glândula, temos o hipotireoidismo.

Se você come demais e não gasta a energia acumulada, o resultado é o ganho de peso, certamente. A tireoide entra como reguladora entre o que se gasta de energia e o que acumulamos. Nesse sentido, ela tem relação com o ganho de peso. Mas… doenças da tireoide raramente levam à obesidade.

A obesidade é um problema grave da atualidade, e as crianças estão sendo fortemente afetadas por essa doença, que já é considerada uma epidemia. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a população brasileira com obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, um aumento de 60%. Junto com a obesidade, cresceu o número de doenças associadas como hipertensão e diabetes.

Na região sudeste do Brasil, os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 38% das crianças de cinco a nove anos e 22,8% das crianças de 10 a 19 anos estão com excesso de peso. Nos adultos, esse índice é de 50,45%.

A obesidade pode ser causada por fatores genéticos e sociais. Hoje, socializamos comendo e bebendo, e essa comida raramente é a mais saudável – pelo contrário, ela é industrializada, com quantidades acima do recomendado em  . Outro ponto que vem contribuindo muito para a crescente obesidade é a forma como se trabalha hoje: indivíduos sentados o dia todo, em frente ao computador, sem caminhar ou se exercitar. É um conjunto de fatores associados à vida sedentária que favorece a obesidade.

Portanto disfunções da tireoide como hipo e hipertireoidismo não são responsáveis pela obesidade. Então pare agora mesmo de ler este texto, seja no celular, seja no computador, e comece a se exercitar. Vá caminhar, correr, matricular-se em uma academia. Vá ao supermercado e preste atenção aos alimentos que está comprando. E, quando chegar em casa, mantenha a sua dispensa e geladeira saudáveis: se não é para comer na rotina, não tenha com acesso fácil!