Hipotireoidismo

Chama-se hipotireoidismo quando a tireoide produz os seus hormônios em quantidade menor que a necessária e hipertireoidismo quando produz em excesso.
A causa mais comum do hipotireoidismo é uma inflamação de causa autoimune (quando o corpo produz anticorpos contra órgãos próprios), chamada de tireoidite autoimune ou tireoidite de Hashimoto. Outra causa é a remoção cirúrgica da tireoide ou o tratamento com iodo radioativo.
Pessoas com hipotireoidismo não tratado podem sentir cansaço, sonolência, pele seca, queda de cabelos, dor muscular, lapsos de memória, intestino preso, depressão e, nas mulheres, menstruação irregular. Pode haver redução dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial e do colesterol, bem como do peso corporal na ausência de fome excessiva.
Algumas crianças nascem com hipotireoidismo por defeito congênito (não ter a tireoide ou a tireoide não funcionar adequadamente). Como a tireoide é essencial para o desenvolvimento cerebral, essa criança deve ser tratada o mais rápido possível.  O “teste do pezinho” realizado na maternidade faz o diagnóstico.
O tratamento do hipotireoidismo é sempre para a vida toda e é feito pelo endocrinologista através da reposição de hormônios tireoidianos por via oral. Alimentos e outras medicações podem interferir na absorção dos comprimidos, motivo pelo qual esse tratamento deve ser conduzido preferencialmente pelo especialista.

Hipertireoidismo

A causa mais frequente do hipertireoidismo é também uma doença autoimune  chamada Doença de Basedow-Graves, mas o hipertireoidismo pode ocorrer em pessoas com bócio (aumento da glândula) e até em pessoas com hipotireoidismo de causa autoimune (chamado de Hashi-Graves, que combina a doença de Hashimoto com a Doença de Graves).

Os sintomas de hipertireoidismo mais comuns são agitação psíquica e motora, tremor, pele quente e úmida, aumento das evacuações, insônia, coração acelerado, queda de cabelos, calor exagerado, suor aumentado e alteração das menstruações nas mulheres. Alguns casos podem apresentar lesões de pele nas pernas e olhos que parecem mais abertos.

Rua Mato Grosso, 306 – Cj 1108
Higienópolis – São Paulo - SP
CEP 01239-040

Telefones:
+55 11 2114 6212
+55 11 2114 6213